A página de descrição de produtos ocupa
atualmente um lugar de destaque na estrutura de um e-commerce. Já
se vai longe o tempo em que ela era apenas um descritivo frio das
características do produto. Atualmente, a página de descrição dos
produtos de um e-commerce é uma área repleta de técnicas que visam
aumentar a conversão da loja. É por isso que as descrições do produto em sites
de comércio eletrônicosão consideradas como um componente vital de
qualquer loja virtualbem sucedida.
Sempre comento em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, que
atualmente temos a tendência de humanizar o relacionamento nas lojas
virtuais. Antigamente, via-se o e-commerce como um cenário
em que minimizávamos o contato humano para maximizar a eficiência, minimizando
esse contato, ficam expostos alguns problemas potenciais. Por exemplo, a falta
de interação humana pode ser um problema quando os produtos são apresentados
pela primeira vez para o cliente da sua loja virtual. É justamente
por causa de situações como esta que o seu site precisa transmitir de forma
bastante eficiente as informações sobre o produto em um cenário com pouca ou
nenhuma interação humana e com a agravante do espaço muito limitado. E os
problemas não terminam aqui. Você também precisará se preocupar com as questões
relativas ao SEO nas descrição de produtos.
É realmente uma pedreira
Para facilitar esse trabalho, sugerimos algumas diretrizes sobre a
elaboração da descrição de produtos em uma loja virtual.
Nunca use
descrições fornecidas pelo fabricante
A descrição de um produto faz parte da cultura da sua loja virtual, por
isso mesmo ela deve ser única. Nuca caia na tentação de utilizar a descrição
massificada fornecida pelo fabricante. O que diferencia a sua loja virtual em
relação as outras é justamente a forma especial que você tem de abordar os
cliente e colocar a descrição fria oferecida pelo fabricante, em uma linguagem
que seja compreendida pelo seu público-consumidor. Além disso, se você
simplesmente copia a descrição oferecida pelo fornecedor, ela ficará igual a de
dezenas de outros sites o que vai lhe trazer um problema enorme com as ferramentas
de busca como o Google. O Google simplesmente abomina
conteúdo duplicado, e por isso, se a suadescrição não for única,
você jamais conseguirá uma boa colocação nas ferramentas de busca.
Esse é um conceito básico de SEO – Search Engine Optimization. Você
pode até incluir partes do conteúdo do fabricante, mas, a fim de conseguir um
bom posicionamento, você terá que tornar o conteúdo dessas páginas pecas
únicas. Um bom conteúdo vai ajudar até mesmo em sua colocaçao no Google Shopping.
Mantenha sua página
de produto acima da primeira dobra
É sabido que a maioria das pessoas detesta rolar verticalmente páginas.
Por isso, é importante que você concentre as informações mais importantes da
sua página de detalhe de produtos na primeira dobra. Imagens,
detalhes, botão de comprar e tudo mais importante para a conversão da página
devem ficas em posição bem visível logo na primeira dobra. As descrições
técnicas do produto podem ficas na segunda dobra sem maiores problemas. Nas
descrições, evite a todo custo cometer erros gramaticais i de formatação como,
por exemplo, o abuso do uso de caixa alta.
Escrever com o seu
público-alvo em mente
Antes de começar a rascunhar a descrição do produto, você
deve ter em mente o perfil do seu público-alvo. É preciso adaptar a linguagem
técnica do produto à cultura da sua loja e a compreensão ampla dos seus
clientes. Você deve se colocar no lugar dos seus clientes e tentar falar a
linguagem deles ao escrever para eles. A descrição de uma lingerie é
completamente diferente da descrição de um acessório automotivo. Dentro de um
mesmo segmento, a descrição também varia. em uma loja virtual de perfumes, a
descrição de uma fragrância feminina difere radicalmente de uma voltada para o
público masculino. O perfil do seu consumidor deve orientar a linguagem e a
forma que você usará na descrição dos seus produtos.
Prenda
a atenção do seu público logo no primeiro contato
Uma das melhores maneiras que você tem para
fazer com que o usuário preste atenção a descrição do seu produto é chamar a
atenção para o produto logo em um primeiro contato, ou seja na
curta descrição do produto que se costuma fazer logo na parte
de cima da página. É realmente um exercício cansativo de síntese e
criatividade, mas vale a pena. Lembre-se que você possui menos de dois segundos
para convencer o usuário de que vale a pena continuar a ler a sua página e para
isso é necessário ser rápido, claro e objetivo logo de saída. É essencial que
esse primeiro impacto gere uma curiosidade em relação ao restante do conteúdo.
Crie uma chamada instigante e precisa, sem muitos códigos ou especificações
desnecessárias. Se você for eficiente nesse momento, terá a página inteira – ou
quase inteira – para apresentar a descrição exata do produto.
Crie
uma conversa na descrição do produto
O marketing moderno é composto por conversas.
Isso é o que você deve buscar nas suas descrições de produtos. Explique o seu
produto de forma lógica e sequenciada. Construa uma argumentação com início,
meio e fim. Demonstre ao usuário quais são os benefícios que aquele produto irá
trazer para ele e como ele se destaca em relação aos concorrentes. O seu
conhecimento sobre o produto e benefícios deve ser tal que lhe proporcione toda
argumentação necessária para colocar o produto sob o prisma adequado para o
convencimento do seu público-alvo. O importante é estimular a vontade de
possuir aquele produto.
Qual sua experiência na elaboração de descrições
de produtos em páginas de detalhes de lojas virtuais. Compartilhe publicando
seu comentário.
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