domingo, 28 de julho de 2013

Makro implementa processo mais ágil de distribuição de produtos importados

Makro implementa processo mais ágil de distribuição de produtos importados
Rede inova ao buscar parceria com empresa Multilog, para garantir abastecimento das duas 77 lojas, através de um processo integrado de logística
O Makro, um dos maiores atacadistas de autosserviço do País, percebeu a necessidade de ter um processo pelo qual pudesse responder de forma ágil à necessidade de reabastecimento de produtos importados de qualquer uma das 77 lojas da sua rede em 24 estados, além do Distrito Federal. A solução foi criar um estoque regulador integrado a um canal de distribuição de abrangência nacional, que passa a operar neste mês
A parceira nessa operação é a Multilog, empresa de logística com experiência de quase 20 anos no mercado, cujo centro de distribuição fica ao lado do porto de Itajaí, em Santa Catarina, pelo qual chegam todos os produtos importados que são distribuídos às lojas do Makro. Um volume de 1.000 contêineres por ano será operado pela Multilog, que também será responsável pelo abastecimento das 77 lojas com produtos importados, por meio do seu braço de distribuição, o Armazém Geral (AG).

Todas as atividades realizadas pelo AG garantem carregamentos mensais com mais de 210 mil volumes diversificados, em operações de buffer, ou estoque-pulmão, um processo totalmente informatizado, que possibilita o reabastecimento de qualquer item de uma loja até a chegada do próximo lote, completando a logística integrada.

Com esse novo processo, o tempo que o produto importado leva para sair do porto e chegar à loja é reduzido em 50%, ou seja, cai de 20 para dez dias. “A implementação do novo centro de distribuição permite ao Makro aumentar a variedade de produtos nas suas lojas e otimizar os custos, por meio da sinergia de transporte de produtos nacionais e importados, que significa menos veículos rodando, o que também é mais sustentável”, afirma Douglas Souza, diretor de supply chain do Makro.

Diferencial competitivo, sem aumentar custos da operação

A premissa do Makro é adquirir a quantidade necessária de produtos importados como vinhos, alimentos, molhos de tomate, azeite, além de artigos de utilidades domésticas e porcelanas, para suprir um estoque regulador, que permita abastecer as lojas de acordo com a performance de cada uma, evitando enviar os lotes de uma única vez para toda a rede, o que muitas vezes gerava um estoque estático no ponto de venda.

Antes, quando um contêiner chegava, o conteúdo era dividido e distribuído de uma só vez para as 77 lojas e se esperava que cada unidade consumisse todo o carregamento designado a ela. Também havia o risco de formar um estoque maior do que o necessário no armazém, ou haver rupturas no abastecimento, pois se determinado produto esgotasse numa loja, para repô-lo, era necessário aguardar a chegada de um novo contêiner. A transferência entre lojas também não era uma opção viável.


A diferença com o novo centro de distribuição é que a distribuição do lote de produtos importados é feita loja a loja, de acordo com a necessidade de cada uma, e a resposta para uma correção no abastecimento é imediata, pois os produtos estão disponíveis no buffer, ou seja, não ficam estocados no armazém e possuem uma data limite da saída.

Fonte : Portalnovarejo

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